quinta-feira, 2 de julho de 2009

# Quando a derrota é uma vitória


... No final de uma jornada o resultado poderá não ser como o esperado, termos a aprovação e por vezes mesmo quando não nos empenhamos e damos o melhor de nós gostaríamos até que a vida, a banca que nos avalia fosse compassiva e nos desse a nota que nos levasse para uma próxima etapa, quem sabe num minuto até ficamos chateados e com uma certa restrição a quem nos avalia.
Quando os participantes chegam ao final da linha de chegada, pela expressão do rosto pode se conhecer o vencedor que chega com um sorriso inconfundível, enquanto o outro, chega com um sorriso amarelo ou sem querer cruzar os olhos com os colegas para não ver sua decepção desenhada nos lábios ou a opacidade nos olhos.
Nesses momentos de derrotas, aliás, muitos que hoje são vencedores nos dizem se é que se pode dizer que é uma “receita” aprenderam acertar avaliando seus fracassos. Penso também, que a primeira coisa que temos que fazer por nossas perdas é não colocar a culpa em outra pessoa, mas, procurarmos dentro de nós onde erramos.
Somos tentados a apelar pela compaixão das pessoas que nos avaliam e desejarmos ter uma atitude piedosa, mas, esse também não é o melhor caminho e mais digno para uma pessoa que preza a dignidade do mérito conquistado com o seu talento, por sua garra e dedicação e não um prêmio alcançado de graça, assim, desmereceria em grande proporção a capacidade da luta e em vez de ser uma conquista seria algo recebido de graça, o mérito estaria na bondade do outro e não no esforço da nossa capacidade.
Quando perdemos de conquistar um objetivo em nossa vida, devemos nos silenciar, reconhecer a sensação triste de não conquistarmos o nosso objetivo. Mas, sentir nessa emoção um apelo para avaliar nosso percurso como foi: se nos esforçamos, demos o melhor de nós, dedicamos, fomos até o limite das nossas forças ou como dizem no futebol, o atleta “dá o sangue pelo time”, ou seja, a pessoa dar o melhor de si para conseguir o tão desejado objetivo.
Por vezes numa derrota o resultado em vez de ser visto como negativo pode e deve ser visto como uma grande oportunidade para conseguir da próxima vez. Percebermos onde erramos, em que erramos, o que podemos fazer melhor, como dedicar mais, dar o melhor de nós para chegarmos a superação dos nossos limites.
Quando cair em nossa consciência que a razão para nossa derrota não está no outro e nem em circunstâncias, mas, que a razão da nossa derrota está em nós mesmos e descobrimos em nossas falhas força para irmos além, motivação para vencermos da próxima vez.
Aprendemos que perder não é ser coitado, não é colocar a culpa em outra pessoa e nem apelar para compaixão. Mas, aprender a GANHAR na perda...
... ganhar que não podemos justificar nossas falhas, mas, ter a coragem suficiente para assumi-las sendo honestos com nós mesmos.
.. ganhar quando aprendemos a confiarmos mais em nossa capacidade e que podemos sempre fazermos melhor.
...ganhar que não somos os melhores do mundo e absolutos, quebrando nossa vaidade, reconhecendo que a modéstia deve nos acompanhar sempre.
...ganhar percebendo que temos uma outra oportunidade e que as derrotas não é um limite em si, mas, um processo de desenvolvimento para a vitória.

...ganhar aprendendo que o sabor da vitória não é compaixão do outro, mas, a entrega ao nosso ideal e maior esforço e seriedade com nosso ideal.
...ganhar em sentir que os nossos objetivos não são passatempos, mas, que apesar de termos momentos de descontração a vida deve ser levada com seriedade.
...ganhar quando se dar conta que o lazer também é uma disciplina, mesmo que seja renunciado por um momento, terá oportunidade para vivenciá-lo.
... ganhar a oportunidade de fazer melhor, de aprender mais, de dar mais de si, de confiar mais em si, de se entregar com dedicação aos nossos objetivos e que sempre podemos ser melhores, independente das nossas falhas e que o importante não é o tempo em que atinge a linha de chegada, mas, que todos podem ter acesso a vitória, a diferença é que uns chegam mais rápidos, outros demoram um pouquinho mais, embora aqueles que falharam descobriram o poder da determinação e da autoconfiança, o que no final das contas será mais aprendizado em nossa caminhada.
A única coisa que não podemos fazer é: não desistir nunca. Pois, derrotado não é aquele que perde, mas, sim aquele que desiste dos seus objetivos e que em toda derrota ganhamos uma nova oportunidade para fazermos e melhor e conquistarmos o nosso objetivo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário