quinta-feira, 2 de julho de 2009

A Fogueira de São João


Ai que saudades tenho
Do meu tempo de menino
Já ficava ansioso pra chegar
A tal data do São João
Data boa de fogueira e traques
Estala salão e bombinha.

Meu pai ia pro mato
Procurar a madeira verde
Pra noite de São João
Pois a fogueira não podia faltar
Afinal, segundo reza a lenda
Na noite de São João
O dono da festa, ele mesmo,
Passava de casa em casa
Visitando as fogueiras.

Se ele passa ou não
Não era importante
O que queria mesmo
Era chegar a noitinha
E tocar fogo na lenha
Pra ver a fogueira pegar fogo
E os paus estalar!

Como era bonito
Ver o crepitar, o estalar do fogo
A madeira verde queimando,
Aos poucos aumentava e
Virava aquele fogaréu.

É bonito admirar aquele fogão
A madeira estalando no fogo
E as faíscas voando para o céu
Como estrelinhas saindo do fogo...

Tinha medo dos fogos,
A família se reunia
Ao redor da fogueira
Quando pipocava os fogos
Pou, pou e pou...
Corria pra beira de minha mãe
E ela falava fica tranqüilo meu filho.

Então, pegava meus traquinhos
Mais um tiçãozinho
E minha festa começava,
A pocar aqueles traques
E quanta alegria
Ver aqueles traques
Pocar, pou, pou e pou!
Que alegria
Pou, pou e pou!

Zenilton Fernandes

Nenhum comentário:

Postar um comentário