quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

= VOU DAR MAIS DE MIM

'


Sempre temos expectativas em relação às pessoas, às coisas e, também, a faculdade. Com o tempo, quase sempre, nos decepcionam; começamos a ver os tantos defeitos, problemas – eu esperava mais, dizemos! Na realidade, não temos que esperar muito das coisas, mas, de nós mesmos e, do nosso esforço. Procurar no processo das nossas vivências dar o melhor, dando respostas mais adequadas as nossas expectativas.

Sei que devemos ter uma educação de qualidade. Mas, não sei se vão concordar comigo – esperamos demais da faculdade, da instituição de ensino. Muitas vezes, criticamos, naturalmente, é bom ter o senso critico e fazer propostas e atuar para que o ambiente seja mais próspero.

Quero fazer uma nova política comigo. Em vez de ficar esperando mais da faculdade, dos professores, das políticas educacionais. Quero fazer diferente – quero esperar mais de mim – quero procurar dar mais, me esforçar para fazer um bom curso de História, ser um leitor ávido, ter ambição de conhecer e, quando me debruçar sobre um texto ter o desejo de me – apropriar – dominar o texto, destarte, apreender o texto em minha experiência de vida.

O bom estudante é aquele que lê os livros, que lê o mundo, que lê as pessoas e procura se inserir em todos os aspectos da vida, procurando se formar da melhor forma possível.

Também, penso que quando mais reclamamos da vida e das pessoas é quando damos menos de nós e, quando mais precisamos ter mais ação sobre nossas vidas, podem ser momentos, os quais, mais cruzamos os braços e ficamos reclamando – realmente – criticar e reclamar é mais fácil – que pegar um livro e ir estudar, entrar na internet e fazer pesquisas mesmo, fazer leituras - ir mais longe.

Temos por um lado, parar de reclamar dos professores e lançar mão dos livros, dos textos e estudar mesmo, fazer nossos trabalhos acadêmicos, ser melhores leitores. Para concluir: vamos parar de reclamar da vida e da faculdade – tenho uma proposta – vamos esperar mais de nós, vamos esforçar e estudar. Principalmente, quando os professores forem deixarem a desejar– é ai que precisamos perseguir os livros e estudar bem mais. Quando estivermos dando mais de nós, vamos começar a cobrar mais dos professores, do governo, uma vez que fizemos nossa lição de casa – nossa dedicação aos estudos.