terça-feira, 2 de março de 2010

A felicidade (não) é deste mundo

Zenilton Fernandes
03/03/2010

No meio espírita em que participo tenho ouvido a frase: A felicidade não é deste mundo. Quem sabe é reflexo de uma vertente de pensamento, uma vez que sabemos que nosso planeta é de provas e expiação. Contudo, ouvir, falar e alimentar este tipo de pensamento é maléfico para nossa saúde mental. É certo que a felicidade, como a paz, mágoa, esperança, representa uma emoção e como tal, é marcada por tonalidades, intensidades em diversos momentos do dia e da vida.

Dizer que a felicidade não é deste mundo não é certo, uma vez que as pessoas, costumeiramente, dizem: ah como estou feliz. Foi um evento feliz. Hoje o dia foi feliz. Nossa reunião foi feliz. Sua ação foi feliz. Esses pensamentos refutam dizer que a felicidade não existe.

Mas, cabe uma pergunta: Qual a felicidade não é deste mundo? A de plenitude do ser humano, de modo que sentimentos de frustração, dor, tristezas não ocorressem no coração humano!? Deduzo que seja isso.

Sugiro que ao invés de dizer que a felicidade não é deste mundo. Pudéssemos dizer, estamos aprendendo a ser felizes, ou a felicidade é possível neste mundo, como uma potencialização para a nossa realização pessoal. O que não podemos é nos entregarmos a tristeza, ao desânimo, momentos estes que uma vez ou outra nos ocorre, pelas frustrações, conflitos e fatos, sentimentos ou atitudes mal resolvidos em nossa vida.

Penso sim, existem estados de espírito em que a pessoa sozinha não consegue vencer seus estados depressivos, de tristeza profunda e que não sente vontade de viver. Sabemos que neste caso se trata de uma patologia mental e precisa de uma ajuda especializada e apoio da família. Penso também, que todos nós devemos buscar nos prevenir, o quanto pudermos para não entrarmos numa situação de espírito como essa.

Apesar de todos os problemas, de algumas ou várias frustrações, devemos sintonizar nossa mente com o que nos eleva, nos sintonizando com os sentimentos do bem, do amor e da felicidade. Sempre procurando trocar as polaridades do nosso pensamento, de tristeza, para alegria, de fracasso para o êxito, de desesperança para esperança, de ódio para amor, de impaciência para tranqüilidade, lembrando que é um exercício diário.

Deste modo, vamos estar construindo uma rede de pensamentos saudáveis e melhorando as nossas energias interiores, tornando agradáveis e prazerosas ao nosso espírito. Sabemos que assim como nosso espírito evolui, por que a felicidade não evolui e não pode ser potencializada!?

Termino este breve texto, com uma palavra de confiança a todos que o vierem a ler. É possível ser um ser humano feliz e realizado, por mais dificuldades que alguém passe ou venha passar. O que não podemos fazer, repito, é nos entregarmos a sentimentos e pensamentos que nos agridem, que nos fazem mal e não nos levam a lugar nenhum. Vamos, construir em nossa tela mental, sempre, pensamentos de alegria, paz, amor, harmonia, amizade, união, desejar o bem as pessoas, parar de pensar que as pessoas nos desejam o mal, construir pensamentos que nos elevam e desta forma: a felicidade será possível em nosso mundo, mas é claro, ela será sempre maior à medida que nosso espírito se elevar as estrelas. Alegria a todos.