quarta-feira, 10 de fevereiro de 2010

= um dia de estudante de História



Hoje tive aula de Movimentos Sociais do século XIX na América Latina. Entre algumas atividades ficou definido o tema do seminário do meu grupo: A revolução mexicana (não conheço nada sobre esse tema). Acho que se fosse pra optar seria A revolução Cubana. Mas, tudo bem eu posso estudar a cubana por conta própria e tenho uma coisa comigo - o que estudamos por conta própria - é o que aprendemos mesmo.

Genilson é um ótimo professor. Ele estuda o 1° de Maio. Tem um monte de coisas para ler e estudar. Preciso organizar a minha vida de estudante. Tem um bom tempo que penso em fazer isso, na realidade, acho que é um defeito meu - desorganizado - só que vou conseguir melhorar isso.

Teve um momento no intervalo que sai da sala de aula e sentei sozinho no pátio - só pra observar as pessoas - eu gosto. É um exercício que me dá um prazer. O pátio da UNEB é espaçoso e tem a cantina, os alunos se reúnem, para alimentar e conversar etc. Alberto veio me fazer companhia, e conheci um vigilante da faculdade - JURANDY.
_____________________________________________________________

A aula de Laboratório de Música, professor é Jairo, gosto das aulas dele também, o mesmo estuda Canudos e escreveu um livro. Falou sobre o Samba, um estilo de música legítimo do Brasil desenvolvido nas senzalas pelos negros no século XIX e ganhou corpo no Rio de Janeiro, na época tinha muito preconceito no Brasil pela elite.

1. O professor perguntou sobre nosso PROJETO DE PESQUISA e ninguém da sala ainda não tem, no próximo semestre - 5° - já devemos iniciar nosso projeto. Disse o prof° - Vocês tem que pensar num projeto de pesquisa que tem - VIABILIDADE - acesso a documentos, livros, tempo e dinheiro, caso precisar deslocar e pensar no tema com - antecedência.

2. Outra coisa: Uma das dificuldades que o historiador têm é trabalhar com documentos, uma vez que foram feitos pelos dominadores; no Brasil colônia pra quem estuda a mulher, os documentos eram feitos pelos homens; na Inquisição os documentos eram feitos pelos inquisidores, inclusive pra quem estuda Samba tem dificuldade. A História é escrita pelo poder.
_____________________________________________________________

Estou precisando - FOCAR MINHAS LEITURAS - o professor Genilson sacou logo, disse que estão muito pulverizadas - como está o projeto de pesquisa, me questionou. Outra coisa é ler os textos para discussão na sala de aula, não tem como ser um historiador se não ler os textos e ficamos perdidos na sala de aula, aéreo.

No final da aula conversei um pouco com o Professor Jairo - é uma pessoa muito atenciosa - passei o link do meu blog pra ele dá uma olhadinha, só quero ver mesmo se ele vai ver.

Abraços,

Zenilton Fernandes.