quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Para quem não gosta de política


Para quem não gosta de política

Como estamos em época de política e as eleições se aproximam, pois, será no dia 03 de outubro, de certa forma o interesse nacional, nos faz pensar um pouco na política. Não quero aqui falar de política conforme pensaram os teóricos da ciência política ou filósofos e, nem me interessa saber o que dizem os clássicos políticos. Apenas, interessa descrever um pouco sobre meu pensamento em relação à política, que de certa forma é superficial, talvez, mais do que você imagina.

Pra ser sincero minha família não tem uma militância política e isso já diz muito sobre uma pessoa se vai gostar ou não, saber ou não de política. Sempre foram eleitores apenas. Também, nunca tive um pendor para a política, embora nos ambientes que passei vez ou outra ouvi falar da necessidade da pessoa saber escolher bons políticos para nos representarem.

A verdade é que não tive a chance de gostar de política ou se tive, não me seduziu. No senso comum, sempre ouvimos as pessoas falarem tão mal de política e de políticos e, às vezes, quando dá vontade de ouvir um telejornal, ler uma notícia em um jornal ou revista, não é nada que nos seduza por conta das virtudes, aliás, virtude é uma palavra que passa longe, embora, certamente, existam políticos que fazem exceções.

Ainda hoje pensava: tenho uma forte desconfiança dos políticos. Seja das pessoas que nos representam, seja dos candidatos, sempre imaginamos que as pessoas querem nos enganar, e política é a arte de quem melhor sabe enganar as pessoas e o objetivo destas, está longe de ser o interesse como diz a teoria política – o bem coletivo (Aristóteles).

O que as pessoas querem quase sempre são interesses pessoais e de se enriquecerem ou terem uma boa condição de vida, ajudar os parentes e seus cabos eleitorais, através, de todas as espertezas imaginadas e coitados de nós, meros mortais, que não conhecem esse ambiente de “cobras”.

Penso que boa parte dos pais ensinam valores humanos aos filhos e que são caros e muitas vezes vividos pelo pai, pela mãe, caracterizando suas vidas pelo valor do trabalho, da honestidade e da verdade. Como muitas vezes vemos falar sobre os políticos e tantos casos de corrupção neste país, Brasil e, isso é uma coisa que está também nos municípios.

Então, quando vemos certos políticos se apresentarem como candidatos pensamos: como vou votar numa pessoa que não tem os mesmo valores que nos foram ensinados, sendo que na política se utiliza de todas as armas possíveis para descreditar um opositor!?

Resultado, acabamos muitas vezes por não se interessar por política, não cultivamos um gosto por essa “arte” de governar. Tem tantas coisas que se apresentam como mais interessantes, como cultura, futebol, filosofia, livros, teatro, dança, mesmo sabendo que em tudo isso existe política, mas podemos selecionar.

Acho que boa parte das pessoas não gostam de política, tem uma visão negativa e preferem sempre se ocupar com outras coisas. Tem outro lado, quando chega a época da política tem muita gente que se achega e participam, vão em comícios, passeatas, eventos com toda sua veemência, infelizmente, na minha cidade noto que as pessoas chegam até a se afastarem dos seus amigos que são contrários politicamente, fazendo uma espécie de dois blocos, os que são de um partido e o partido adversário. Isso tudo sem falar nos barulhos e nas arruaças, num contraste com a quase ausência de boas propostas políticas e, isso vale para a mídia também, rádio, tevê, ainda lançam mão de alto arsenal retórico, somente para emocionar as pessoas.

Percebemos que essas atitudes estão longe de ser uma legítima política, muito mais aquilo que no dia a dia as pessoas chamam de politicagem e, as pessoas são movidas muito mais por seus instintos e paixões do que verdadeiramente por uma consciência política em sua relação com a cidadania.

Portanto, muitas pessoas, inclusive eu, são quase desinteressados desta política no país, preferindo cuidar de outras coisas, da sua casa, da sua família, do seu trabalho profissional ou com outras formas de cultura. Enfim, se afastam e criam uma espécie de resistência a toda essa estrutura de poder. Para concluir esse texto de uma forma triste. Uma professora politizada disse “O espaço político não fica vazio”, ou seja, se eu não tomo posição e me anulo outra pessoa vai ocupar. Devo colocar apenas uma frase mais: Arnold Toynbee, historiador inglês que viveu no século passado, tem uma frase muito conhecida. Ele diz: "O maior castigo para quem não gosta de política é ser governado pelos que gostam". Com estes pensamentos o texto está terminado.