sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Meu segundo texto de política

A democracia tem a sua origem da própria vontade dos brasileiros, ou seja, um participação que se origina da própria vontade das pessoas, porque durante muito tempo as decisões vinham do Estado, do Governo para a população. As pessoas cansaram de ser enganadas, de não ter atendidas os seus interesses e, definitivamente, de não terem os seus anseios representados pelos políticos. A população começou a perceber que ou ela se torna protagonista pelo seu destino ou continuará da mesma forma, não tendo os seus interesses primários sendo atendidos. O povo brasileiro tem duas opções: ou se interessa por política e procurar intervir na vida social e econômica, nas políticas públicas e, isso no Brasil e em qualquer lugar se faz através da política, que são as ações das pessoas que decidem o que elas querem para suas vidas.

Ou deixam as decisões para os outros, muitas vezes, que enganam os eleitores. Chegam lá para atender o interesse da burguesia e de grupos, esquecem das promessas de campanha, ficando claro, que passaram a campanha eleitoral iludindo as pessoas. É claro que as pessoas que não tem interesse por política (e política em outras palavras é uma vida melhor para as pessoas, é água potável na sua casa, é ter energia na sua casa, é quanto custa o material de construção, ou seja, se vai aumentar o seu salário ou permanecer o arrocho, se você vai ter escolas com melhor qualidade pra seu filho ou não, se você vai ter lugares para passear com sua família ou não, é quando você vai no supermercado e vai achar o preço do pão mais caro ou não).

Muita gente quando tem o preço do pão mais caro vai reclamar. Mas, não sabe que a política influência em tudo. Então, se nós gostamos de coisas melhores para nossa vida, necessariamente, com uma maturidade social e política, vamos perceber que a política é uma das melhores coisas da nossa vida, como disse Frei Betto “a política é a chave do reino dos céus”, porque é capaz de construir uma vida melhor para todas as pessoas. Outro conceito, muitos simples que ouvi de política do Pe. Leobino Rocha e, nunca mais esqueci é: “política é decisão”, ou seja, pode ter a decisão por algo que vai te favorecer ou vai ter a decisão de algo que não vai atender suas necessidades ou até mesmo prejudicar.

No Brasil, país que temos um sistema político representativo, quem nos representam são as pessoas que nós escolhemos, já que é difícil e nem todo mundo pode, sair de suas casas para entrar nas câmaras de decisão de um Estado e do Congresso. Por isso que se fala que é tão importante à escolha dos nossos políticos, pois são eles que vão nos representar na máxima vitalidade da nossa cidadania que é o nosso direito de voz e de decidir e, simplesmente, por isso, não devemos fazer conveniência do nosso voto a troco de um interesse banal, em desproporção da extensão das responsabilidades de um governante – “a minha voz” na assembléia ou na câmara.

Na verdade, compreendo, as pessoas passam as suas vidas a não gostar de política corrupta e de políticos enganadores e que só querem passar a mão no dinheiro público e isso é corrupção, em resumo.

Infelizmente, não é do interesse dos políticos, sobretudo, de muitos grupos que estão no poder incentivar as pessoas a gostarem de política, a ensinarem o que é política e sua importância, até porque somente a partir, do momento que as pessoas começarem a conhecer o que é política e a vivenciar a vida social e política do nosso país, algo que nos interessa, pois é uma ampliação da nossa maturidade cidadã, ampliação da nossa cidadania e tão importante como nossa vida pessoal ou até mais, por sair das esferas do individual para a coletiva e o que se decide em um conjunto amplo, logicamente, influencia o indivíduo, quem sabe mesmo, não se interessar pelo social e coletivo é uma forma de egoísmo ou imaturidade social.

Portanto, a política é ação para construir uma vida melhor para cada pessoa e para todos e isso se faz com decisão. Quando se faz escolhas de projetos que beneficiam as pessoas de forma honesta e justa, por que é assim a política e, inerente a mesma está a ética, se expressa como uma atitude positiva e a mais bela expressão da cidadania de um povo. Essa mudança de mentalidade é importante para que a política honesta que sonhamos seja possível, mais próxima do modelo justo e ético. Se abrir mão da minha participação cidadã vou estar me anulando, na construção de uma sociedade melhor e feliz, que passa por mim e por você.