terça-feira, 29 de dezembro de 2009

- A festa começa dentro da gente (Crônica)

Logo pela manhã, minha cunhada, me pede para ir pagar a conta de água no SAAE. No percurso, precisamente na Praça da Feira, encontro Osmar Santos, radialista da cidade de Igaporã, que trabalha na FM 106.
“Bom dia” – Ele me cumprimenta.
“Oi comunicador”
“Tudo bem?”
“Tô na área.”
Após, uma troca de palavras pergunto:
“Ta animado para as festas?”
“A festa primeiro acontece dentro da gente, quando estamos animados, com bem-estar, alegria, amor, amizade e saúde, a partir daí é uma conseqüência. Por outro lado, não adianta ter a melhor banda na cidade, as pessoas mais influentes e as melhores bebidas, se você tiver deprimido, triste, mal-humorado, contrariado e com raiva, a festa não vai ser boa.”
Respondi para ele “gostei do que você falou”
Falamos mais algumas coisas e na hora de despedir ele me perguntou “onde as pessoas mais buscam alegria”
“Onde?” Perguntei. “Num bar.” Respondeu.
Completei “ou afogar as suas tristezas”.
Uma crônica surge de um momento simples, sem projetar nada e com naturalidade, de ambientes comuns, personagens comuns, conversas comuns, bastar ter um olhar de valorizar as pessoas, os lugares e nossas conversas, é desta simplicidade quando vista com carinho que a vida se torna especial e importante.
Atribuo o conteúdo da mensagem a Osmar Santos, a única coisa que fiz foi escrever, isso reveste o fato de importância e – marca – para sempre, além de passar uma mensagem de sabedoria e vida.